quinta-feira, 4 de junho de 2015

Gozleme de Espinafre com Queijo de Cabra


Semana passada eu e o Bernardo estávamos zapeando os canais na televisão quando paramos em um programa do Bill Granger na BBC, no qual ele estava preparando alguns sanduíches para comer com os amigos. Entre eles estava esse gozleme - um pão típico da Turquia - recheado de espinafre com queijo de cabra. Já passava das 8 da noite, mas eu estava com fome e sem perspectiva de jantar em casa e, coincidentemente, tinha todos os ingredientes da receita. E ainda por cima precisava usar o resto da farinha quase vencida. Mãos à obra na cozinha, me saiu pouco tempo depois esse pão macio e delicioso, com esse recheio incrível. Comemos no sábado à noite, no domingo de manhã e brigamos pelo último pedaço no domingo à tarde!

Gozleme de Espinafre com Queijo de Cabra

Ingredientes:

Massa

8g de fermento biológico seco instantâneo
300ml de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite

Recheio

100g de espinafre cozido com sal
200g de queijo feta ralado
Fatias de limão para servir
Azeite para pincelar os pães

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture o fermento, a água, o sal e o açúcar e misture. Deixe descansar até que comece a criar bolhas na superfície. Junte então a farinha de trigo e o azeite e sove por cerca de 10 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Divida a massa em 4 partes e coloque os pedaços em uma assadeira untada com azeite. Cubra com um pano de prato e deixe descansar em um local sem corrente de vento (eu coloquei dentro do forno desligado) por cerca de 20 minutos, ou até que dobre de volume. 

Montagem - Abra cada porção de massa em um retângulo de cerca de 35x45cm. Recheie a metade da massa com o espinafre e o queijo de cabra, e tempere bem com sal e pimenta. Dobre a massa, pressionando bem as extremidades para que fique bem colado. Pincele os dois lados do pão com bastante azeite e leve à frigideira para grelhar. Frite cada lado por cerca de 3 minutos, ou até que a massa fique dourada e crocante. Vire e frite o outro lado. Corte o gozleme em 4 fatias e sirva com o limão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...