quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Tronco de Natal


Eu sempre tive um pouco de dificuldade de fazer rocamboles. Sempre quebravam ou ficavam com gosto de ovo. Até hoje. Acordei decidida a fazer um tronco de Natal, esse bolo lindo que é a cara dessa época do ano. Fiz a massa, saiu ótima. Assei, ficou perfeita. Virei no papel  manteiga, enrolei de novo e nada de quebrar. Recheei, levei à geladeira, cobri e pronto! Uma lindeza, massinha macia e recheio cremoso de coco. E tudo isso em menos de 1 hora! O que mais eu poderia querer?

Tronco de Natal
massa daqui

Ingredientes:

Massa

4 ovos
100g de açúcar refinado
65g de farinha de trigo com fermento
40g de cacau em pó

Calda

60ml de água
60ml de açúcar de confeiteiro

Recheio

1 lata (395g) de leite condensado
3 colheres (sopa) de coco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
100g de creme de leite

Cobertura

100g de creme de leite
150g de chocolate meio amargo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme leve e esbranquiçado. Peneire por cima a farinha e o cacau, misturando delicadamente para incorporar, com cuidado para não desfazer as bolhas de ar. Despeje a mistura sobre uma assadeira de 33x23cm, untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno, verta o bolo sobre um papel manteiga polvilhado com bastante açúcar refinado e corte cerca de 2 cm das pontas no sentido do maior lado. Leve os ingredientes da calda ao micro-ondas por 30 segundos, para dissolver o açúcar. Pincele o bolo com bastante calda, para umedecer bem as camadas. Enrole como um rocambole e deixe esfriar.

Recheio - Em uma panela de fundo grosso, junte o leite condensado, o coco ralado e a manteiga. Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo, junte o creme de leite e deixe esfriar.

Cobertura - Derreta o chocolate e o creme de leite no micro-ondas. Misture bem e reserve em temperatura ambiente.

Montagem - Abra a massa do rocambole e despeje o recheio. Enrole com firmeza e leve à geladeira para firmar, cerca de 30 minutos. Cubra com a ganache de chocolate e faça desenhos com um garfo, imitando um tronco. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva.

Um comentário:

Quéroul disse...

você poderia querer mandar um desse aqui pro sul, oras.

beijos, lindona.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...