sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mini Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro


Óbvio que não poderíamos passar a Páscoa sem um bolinho caseiro. Queria fazer, além dos bolinhos, um pão de mel coberto com chocolate, em formato de coelhinho. Fiz o pão de mel, OK. Cortei em formato de coelhinho, um pouco frágil, mas OK. Na hora de banhar, aí veio o arrependimento: eles se quebraram em diversas partes. Tem coelho sem patas e sem orelhas, sem cabeça, sem rabo. Não deu. Estão na geladeira, deliciosos, mas, infelizmente, não presenteáveis. Tive que ficar, então somente com os bolinhos. Estes, no entanto, saíram macios e chocolatudos, completados pela cobertura de brigadeiro que, na minha opinião, é a melhor cobertura e recheio de bolos no mundo! Amanhã quero tentar uma receita de amanteigados de coelhinhos, para distribuir no domingo! Vamos ver como vou me sair!

Mini Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro
bolinhos do Step by Step Baking e cobertura da minha amiga Carol

Ingredientes:

200g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
4 colheres (sopa) de cacau em pó
200g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
150ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de iogurte natural
1/2 xíc. (chá) de gotas de chocolate meio-amargo

Brigadeiro:

1 lata de leite condensado
110g de chocolate meio-amargo
15g de manteiga sem sal
Confeitos de chocolate para enfeitar

Modo de Preparo:

Bolinhos - Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o cacau em pó. Adicione o açúcar, o sal e a manteiga, mexendo com o garfo até que a mistura fique como uma areia fina. Em outra tigela, misture os ovos, o leite, a essência de baunilha e o iogurte natural. Adicione a mistura liquida aos secos e às gotas de chocolate, misturando o suficiente, somente para incorporar. Forre a fôrma de cupcake com as fôrminhas de papel e coloque a massa, preenchendo pouco menos de 3/4 da fôrminha. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Brigadeiro - Em uma panela, junte todos os ingredientes. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até que levante fervura. Então, abaixe o fogo e continue mexendo por cerca de 7-10 minutos, ou até que, quando você virar a panela levemente para o lado, o brigadeiro já esteja desgrudando do fundo. Retire do fogo e transfira diretamente para um saco de confeitar que suporte altas temperatura, com o bico que desejar confeitar. Leve à geladeira para esfriar. Depois de frio, confeite os bolinhos e enfeite com os confeitos de chocolate.

*Fiz 1/3 dessa receita e obtive 12 mini cupcakes! A cobertura fiz inteira e cobri todos os bolinhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...