quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bolo de Festa - Abacaxi com Coco


Quando perguntei pro meu pai qual bolo ele queria para o aniversário dele, a resposta foi essa: bolo branco, com recheio de abacaxi com coco. Fiz um também do mesmo sabor no ano passado, mas o pobre ficou tão devassado que nem foto eu tirei. Esse ano, além de fazer um bolo monstruoso - e que não despencou na geladeira - tive tempo de tirar uma foto digna - ou quase isso!

Bolo de Festa - Abacaxi com Coco
massa daqui e recheio daqui

Massa:

4 ovos inteiros
2 gemas
1 1/4 xíc. (chá) de buttermilk*
2 colheres (chá) de essência/extrato de baunilha
3 xíc. (chá) de farinha de trigo para bolo (cake flour)**
2 xíc. (chá) de açúcar
4 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) (226g) de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:

Meio abacaxi cortado em cubinhos (despreze a parte central mais dura)
1 colher de sopa cheia de açúcar
150 mL de água aproximadamente

Creme:

1 lata de leite condensado
3 vezes a mesma medida de leite
4 gemas
5 colheres (sopa) cheias de amido de milho
200 mL (1 caixinha) de creme de leite
Coco ralado a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, bata os ovos, as gemas e 1/4 da xícara de buttermilk com a baunilha e reserve. Na tigela da batedeira, coloque a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e o sal. Adicione a manteiga e o restante do buttermilk. Bata em velocidade baixa até que a mistura fique encorpada. Então aumente a velocidade e bata por mais 4 minutos. Acrescente, em 3 adições, a mistura de ovos e baunilha e bata somente até que a massa fique homogênea. Transfira a massa para 2 assadeiras de 20 cm previamente untadas e enfarinhadas. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por 20-25 minutos, ou até que os bolos passem no teste do palito. Reserve.

Calda - Ferva os ingredientes por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, coe o abacaxi e reserve o caldo para regar o bolo.

Creme - Numa panela grande coloque a lata de leite condensado. Adicione as gemas peneirando-as sem espremer com a colher. Isso faz com que o creme não fique com cheiro de ovo. Adicione o amido de milho. Mexa bastante, com força, para eliminar possíveis grânulos. Vá adicionando o leite aos poucos, desfazendo os grumos do amido de milho. Só agora acenda o fogo e fique mexendo o creme, sem interrupção, até que ele engrosse. Quando o creme estiver espesso, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem. Leve à geladeira para firmar, coberto com uma película de plástico filme.

Montagem - Corte cada bolo em duas camadas. Com o líquido da calda do abacaxi, regue bem a primeira camada do bolo. Colo que uma porção de creme, um quarto do abacaxi e salpique um pouco do coco ralado. Repita a operação até terminar o bolo. A última camada de bolo deve ser a parte de cima de um deles. Coloque, no final, mais uma pequena camada de creme, abacaxi e mais um pouco de coco ralado. Leve para gelar. 

*Buttermilk - Para cada xícara de leite, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre branco. Misture e deixe descansar por 10 minutos.

**Cake flour - em cada xícara, meça primeiro 2 colheres (sopa) de amido de milho e complete com farinha de trigo. Peneire três vezes para incorporar bem.

- Na minha modesta opinião, o bolo ficou ainda mais gostoso no dia seguinte!

Um comentário:

Helena Pereira disse...

Coco e abacaxi é uma combinação sempre muito boa! Ficou lindo esse bolo!
Beijinhos
Boa Páscoa!
Lena
Cooking (http://cookingbooksblog.blogspot.pt/)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...